Sobre Livros

Publicado: 29 de outubro de 2009 em Listas, Livros
Tags:, ,

Eu preciso falar sobre livros, já que, provavelmente, no futuro, eu escreverei um.

Vou falar de alguns livros predeterminados.

Livros brasileiros: Ainda não achei nada que valesse muito a pena nesse mercado. Lúcia Machado de Almeida escreveu livros infanto-juvenis bem interessantes. Spharion e O Escaravelho do Diabo sãoos dois que eu já li, mas são juvenis, não é pra ser muito complexo ou interessante mesmo. Apesar de Spharion ter sido muito interessante, duvido que isso se mantivesse hoje. Houve também A Maldição do Tesouro do Faraó, de um tal Sérsi Bardari, que me parece que só lançou esse livro em toda sua vida. Eu me lembro de ser um livro infanto-juvenil muito bom, mas não me lembro dele muito bem. Além disso, tem tambem os livros do Monteiro Lobato do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que são muito bons. Marcos Rey também me despertou algm interesse já.

Saga Luz e Escuridão: Muita gente se pergunta pra quê ler quando se pode ver um filme. Oras, quando o filme não é o bastante. E eu gostei tanto do filme Crepúsculo que li não só o primeiro livro, como também Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, a série toda, de uma só vez. E lerei O Sol da Meia Noite se for lançado. Literatura romântico-sobrenatual estupenda. Só não agüentei ler o próximo livro de Stephenie Meyer, A Hospedeira.

Dan Brown: Indo contra todas as críticas, os melhores livros que eu já li são os dele. Quer dizer, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto são muito fraquinhos, talvez ele só dê conta de se fazer espetacular quando escreve Robert Langdon. Mas com Anjos e Demônios e O Códio DaVinci, principalmente este último, ele me conquistou… e estou no agurado pro O Símbolo Perdido. Eu também achei os filmes legalzinhos.

As Crônicas de Nárnia: Ai, eu acho que só gosto de livros que tem filmes baseados neles… hahaha. Mas eu adorei os livros, todos eles. O Sobrinho do Mago, O Leão; A Feiticeira e o Guarda Roupas; O Cavalo e Seu Menino; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; Cadeira de Prata e A Última Batalha. Cada um deles é um clássico!

O Menino do Dedo Verde: Um clássico. TODO MUNDO PRECISA LER!!!!! Urgentemente! Páre de ler esse post e vá ler esse livro de Maurice Druon, depois você volta e comenta o que achou, vai!

Agatha Christie: A Dama Negra da Literatura é uma das minhas autoras favoritas e eu simplesmente adorei Morte no Nilo!

Sortilégio: Um livro de romance desconhecidíssimo, mas que é pra mim, na minha opinião, o melhor livro que eu já li. O livro que eu mais gostei. A autora se chama MAura Seger e o livro é simplesmente demais!

Sidney Sheldon: Ele é outro autor que é sempre perfeito. Todos os livros dele são ótimos, maravilhoso, até hoje não li um livro dele que não me fizesse vibrar de emoção a cada parágrafo.

Oscar Wilde: O livro que eu jpa li dele foi O Retrato de Dorian Gray, que é muito interesstante. Conta uma história interessante e ainda usa de pano pra discutir uma porção de outras coisas. Recomendo.

Poe: Egar Alan Poe é O Escritor de Terror. Ele escreve muito bem!

Clássicos que não consegui ler e não me interesso:
J.R.R. Tolkien: Amei o filme do Senhor dos Anéis, mas achei o livro muito chatinho.
J.K. Rowlings: Não gosto do Harry Potter.
Dostoievski: Até isso eu já tentei ler. Muito chato e difícil de entender.
O Nome da Rosa: O sempre citado clássico de Umberto Eco, pra mim, é uma chatisse e eu não consegui agüentar uma página daquilo.

Livros que ainda pretendo ler:
Morto até o Anoitecer (True Blood) de Charlaine Harris;
algum dos livros do James Rollins;
O Mundo Perdido de Conan Doyle (se eu conseguir achar um dia).

Tem alguns casos peculiares de leitura, como a trilogia Hamson de CS Lewis, que eu li o primeiro e é muito interessante e inteligente, mas à época não se conhecia o universo, portante ele se baseia no que se imaginava sobre os outros planetas. É muito legal, mas é estranho de ler. 20 Mil Léguas Submarinas é um livro muito interessante pelas previsões acertadas de Julio Verne, mas é muito chato, não acontece nada no livro inteiro. Dracula de Bram Stocker é outro livro que é interessante, mas com um estilo de leitura próprio que cansa às vezes. Shakespeare é outro autor que eu entndo pouco, e sinceramente não entendo todo o alarde em cima dele. Paulo Coelho tem uma leitura bem interessante, mas me parece que os livros dele são muito parecidos, e além disso é tudo muito místico.

Agora eu me pergunto: será que vale a pena ler As Crônicas de Spiderwick, Desventuras em Série, Hannibal, Os Sete Signos de Luz, Jurassic Park, A Bússola de Ouro, Brokeback Mountain, O Exorcista, O Diário da Princesa, O Diário de Bridget Jones, etc, etc, quando todos já viraram filmes? Por que o cinema tem essa mania de estragar a graça dos leitores fazendo filmes dos livros?

comentários
  1. Zé Henrique disse:

    Apenas alguns comentários:-Ponto de impacto, do Dan Brown, pra mim, foi o melhor de todos.-Harry Potter também tem muitos lances romântico-sobrenaturais, só que pra adolescentes.-Procure ler os clássicos da literatura brasileira. Eu também adoro Marcos Rey e Lúcia Machado de Almeida, da coleção vaga-lume. Na verdade foram eles que despertaram em mim o prazer da leitura, mas tem muita coisa mais madura. Não gosta de história do Brasil? Ditadura? Livros escritos pela esquerda brasileira também são interessantes. Sugiro Batismo de Sangue, do Frei Betto, e Brasil Nunca Mais.- O nome da Rosa é muito interessante, você deveria ler. Fala de como foi a passagem do mundo "religioso" para o mundo "científico". Muito interessante.E, por fim, eu prefiro ler os livros pra depois ver os filmes. Talvez assim eu não me decepcione tanto. Tipo, se o filme for ruim, eu nem leio o livro. E talvez o livro possa ser interessantíssimo, mais rico em detalhes.Abração, PJ!

  2. Paulo Jr. disse:

    sabe q ponto de impacto e fortaleza digital eu não gostei mto, zé…clássicos da literatura brasileira eu já li o romance Senhora, de José de Alencar, mas realmente eu prefiro literatura estrangeira.Realmente eu achei muito chato O Nome da Rosa e não consegui passar do início.

Deixe um comentário

