Os Fãs Chatos de Final Fantasy e o Presente da Série

Publicado: 2 de dezembro de 2010 em Games
Tags:,


Final Fantasy se tornou uma das séries mais queridas do mundo dos games, definidora do gênero RPG. E a série com os fãs mais chatos da face da terra. Basta olhar para fóruns dedicados à série que você vai querer esganar um bocado de gente que só sabe xingar os jogos e cobrar coisas.
Mas quando se lê o que eles falam, a impressão que fica é a de que gostaram de FF sem motivo nenhum e agora desgostaram porque se acham Os Inteligentes.
FF é um JRPG famoso pela sua qualidade soberba a cada novo jogo, com muito carisma, bons personagens e novos mundos.
Uma das maiores reclamações de alguns dos fãs com relação aos novos jogos é que eles tem muita tecnologia, a ponto de serem sci-fi. Mas a série FF sempre se manteve a base de muita originalidade. E, sinceramente, é muito melhor poder criar esses mundos mistos, porque dá muito mais liberdade para os criadores. Além do mais, mundos medievais hoje em dia são tão comuns em games que qualquer outro jogo tem mundos medievais. Um mundo de FF sem tecnologia seria com certeza parecido demais com qualquer outro mundo de RPG.
Falando em originalidade, preciso dar exemplos dessa originalidade em gamplay, por exemplos. Em Final Fantasy VI, tem uma dungeon em que se tem que observar o padrão em que o chão aparece e desaparece. Em FFVIII (meu preferido), tem uma parte em que o necessário é não fazer a conversa andar, ou a mudança de perspectiva de jogabilidade na parte dos códigos do trem. Isso torna FF o que FF é.
Além do mais, hoje em dia a tecnologia é uma coisa tão existente no nosso mundo, que acho que não tê-la em um mundo virtual até seria estranho.
Um dos FF mais idolatrados é o VI. Bem, pra mim é só simpático. Porque eu não gosto de histórias simples. Questão de gosto. Muitos dizem que FFVI tem uma história complexa. Não vejo nada disso. Gosto de plot twist, muitas surpresas e revelações. Até alguns mistérios e segredos talvez. Mas isso é só questão de gosto. Só que eu não entendo o que FFVI tem pras pessoas gostarem tanto deles. Qual é a visão dessas pessoas de história?
Quando eu leio o que os fãs de FF pensam, eu passo a acreditar que pra eles a noção de história é: o que já aconteceu nas vidas dos personagens. Por exemplo, parece que consideram a história do FFVIII ruim, aparentemente porque ele não faz um flashback com cada um de seus personagens, mesmo que não tenha nada a ver coma história. FFVIII tem uma coisa que os fãs parecem odiar: foco.
FFVI vai te contar as histórias de cada um dos personagens e acabar, sem ter uma história principal. Parece uma coletânea de mini-histórias pouco conectadas entre si. E ainda tem coisas ridículas como você encontrar do nada o tem que leva para o mundo dos morto no meio do seu caminho, sem explicação nenhuma. Mas tudo bem, eu sou capaz de aceitar isso. Tenho a mente aberta e a noção de que num mundo fictício bem que o trem para o outro lado pode ser encontrado facilmente.
Depois veio o aclamado FFVII, sucesso por sua história complexa (vejam só, parece que não sou só eu que gosto de complexidade) e personagens marcantes. Já vi reclamações de coisas idiotas como, por exemplo, não explicarem o que é Jenova. Pra quê?! Não tem nada a ver uma coisa dessas! Explicando, não explicando, não muda nada na história principal e nos levantamentos filosóficos que o jogo fez. Jenova talvez até tenha sido criada pra ser um mistério mesmo. Algumas coisas são criadas pra ser abstratas mesmo.
Mas a maior reclamação é com relação aos personagens. Que são idiotas-isso, idiotas-aquilo… qual é? Eles preferem mesmo os “personagens” unilaterais dos primeiros FF? FF já teve dois tipos de personagens. Os que não podem ser considerados personagens, porque só tem um lado e uma coisa na mente, e os personagens com dramas humanos e realistas, que os fãs gentilmente apelidaram de emos.
Até os visuais dos personagens são criticados! Mas eu creio que os visuais dos personagens são pra puro impacto, parte da embalagem. São conceitos de arte visual somente. São parte do que o jogo é, parte da arte, se não nem seria necessário um character designer. Eu acho todos os designs muito fodas, muito estilosos. E é isso o desejo da square. Ela até poderia fazer os personagens normais. Fazer um jogo legal com trama legal e personagens com aparência normal. Mas entre fazer e fazer um jogo legal com trama legal e personagens ultra-mega-estilosos é obviamente melhor a segunda opção! O visual é parte do apelo dos games. Parte do estilo, do clima dos games. Parte do conceito. Assim como os gráficos e locais, é parte da apresentação visual dos games. Além do mais, antes de criticar as roupas dos personagens, lembre-se de que eles estão em outro mundo que, assim como o nosso, tem sua moda também, então eles estão na moda do mundo deles. Eu sempre identifiquei padrões visuais nas vestimentas dos personagens de FF.
As histórias também são muito criticadas por apresentarem conceitos interessantes no final. Sempre visando destruir o mundo, mas sempre com algo a mais interessante. Tipo atrair um meteoro, juntar as eras, etc. Eu acho legal isso. Torna os finais e vilões mais originais e os finais mais imprevisíveis.
Indiscutível que os gráficos vem ficando melhores a cada FF.
A jogabilidade também vem ficando cada vez melhor. Mais complexa porém mais fácil de entender. Mais variada. Com mais ação. E, principalmente, pode-se ver os inimigos na tela hoje em dia! fora que nunca mais houve coisas ridículas como encontrar monstros-placa dentro dos prédios da Shinra (que eram pra ser sérios). Não foi nada que estragasse o jogo (distração, talvez), mas é bom não ver mais isso.
Outra reclamação comum é sobre linearidade. Mas isso é reclamação nova, influenciada pelos WRPGs. Porque se Mass Effect e Fable (exemplos) não existissem, ninguém estaria reclamando de nada. Mas é uma questão de escolha. A linearidade permite um trabalho muito melhor na trama. Além do mais, side-quests e rotas alternativas é opcional, é tipo um extra. Afinal, o principal, a jornada, está ali. E é ela que importa.
Até a Square sabe que tem os fãs mais asshole do mundo! Aí quando eles falam que preferem fazer jogos para os novos fãs, os recalcados clamam que é porque os fãs mais novos são menos críticos, engolem qualquer coisa, coisa e tal. Hã?! O quê?! Qual é a lógica numa afirmação dessas? Qual é a diferença entre os fãs mais antigos e os mais novos? Então os antigos são mais burros, é isso? Não consigo entender. A diferença é que os novos fãs não vieram cheio de ideias e pretensões só porque acompanham a série há mais tempo. Eles não vem já com uma ideia na cabeça do que é um FF, uma ideia marcada por jogos que se tivessem sido feitos hoje em dia seriam completamente defasados. Resumindo, os novos fãs tem a cabeça mais aberta. Além do mais, a Square tem que fazer jogos é pros mais jovens mesmo, porque estes tem menos probabilidade de morrer do que os outros, por serem mais jovens. Sendo assim, terão mais (provavelmente) tempo de vida para comprar os próximos jogos do que os fãs de longa data.
Finalizando, sobre a trama (a parte que eu mais gosto em qualquer coisa), eu acho que as tramas dos final fantasies só vem ficando melhores, envolvendo tudo numa trama principal, e não simplesmente se focando em explicar os personagens e deixando meio que pra lá a trama. A história principal é muito mais importante do que as histórias dos personagens gente.
P.S.: Pra mim, os FF atuais criaram um novo tipo de produto multimídia. Eu considero FF um livro em 3D. conta um história, mas na qual você pode conhecer os detalhes, visitar os lugares, conversar com as pessoas. Ou seja, ler um livro com profundidade e camadas e em 3D (não os gráficos, mas no sentido de ver vários lados).
E aí, o que acham?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s