Ranking de Jogos do mario

Publicado: 30 de janeiro de 2011 em Games, Listas, Top/Listas
Tags:, , , , , , , , ,

Eu sei que é muita pretensão fazer um top de jogos do Mario. Mas é só a minha opinião, e eu acho interessantes listas (eu sei, todo mundo é fã delas), ainda mais rankings e tops. E, digo mais, só existem 4 jogos classificados pra essa lista. Polêmica à vista. Mas polêmica é uma maneira divertida de levar as coisas. Vamos ao 4º colocado (ah, não falei? Sim, é do menos perfeito até o mais que perfeito!).

P.S.: Eu vou atualizando a lista conforme for jogando mais jogos do encanador, ok? Ok, então.

5º LUGAR – Super Mario World 2 Yoshi’s Island (Super Nintendo)

Ficou no último lugar do pódio porque não é um game muito assim do Mario. Ele é bem mais focado no Yoshi. Mas tá na série Mario, então mereceu estar na lista. Além disso, ele é tão bom no geral como game, funciona de uma maneira tão interessante sempre que é impossível não gostar desse game. Fora que, relativamente, esse é talvez o game de mario que mais foi impressionante visualmente, por apresentar um conceito visual e uma execução e qualidade técnica muito além de qualquer expectativa que pudesse ser tida na época.

super-mario-galaxy 2

4º LUGAR – Super Mario Galaxy 2 (Wii)

Mario em 3D em alto estilo, com muita originalidade e grandiosidade. Embora às vezes pareça um jogo composto de mini-games conectados. Mas, entretanto, porém, você percebe muitos laços com a jogabilidade clássica do Mario, inclusive coisas que há muito estavam meio que deixadas de lado pela Nintendo na série. O jogo é muito bacana, gráficos incríveis, os melhores gráficos em um jogo do Mario ever. Mas uma coisa me irrita nesses Mario 3D que é o fato de que terminar uma fase não te dá direito a uma fase nova, diretamente, como em muitos outros jogos da franquia. Colecionar estrelas pra simplesmente avançar no jogo é meio que um saco. Tirando isso, pode-se considerar esse um jogo perfeito. Muito difícil, mas uma dificuldade justa.

3º LUGAR – Super Mario Brothers 3 (Nintendinho)

Mario Bros. 3 estaria no topo do top de uma grande quantidade de gamers. E ele merece. Ele já era tudo de bom no Nes/Nintendinho 8-bits. No Super Nintendo as melhorias gráficas deixaram ele ainda melhor. Juntando tudo, eu acho ele o melhor entre os melhores, isolado no primeiro lugar dos primeiros jogos da geração 8-bits, com uma distância considerável de qualquer possível segundo lugar. E é um jogo muito, muito, muito difícil. Mas, ainda assim, eu acho que o conjunto da obra perde para os dois próximos colocados.

new-super-mario-bros-wii-coins-artwork

2º LUGAR – New Super Mario Brothers Wii (Nintendo Wii)

Eu sei que é uma colocação polêmica. Afinal, é um game de uma nova geração sendo colocado acima de games clássicos. Mas eu acho que as pessoas tem um fanatismo exagerado por retro-games. E, sinceramente, New Mario Bros. Wii é um game fantástico, com uma qualidade que, mesmo Mario tendo sido sempre Mario, não se via nos games da série por muito tempo. Na época dos 8 e 16 bits havia muitas coisas que os sistemas de videogame não podiam fazer. Era jogar com as impossibilidades para os programadores de jogos. Hoje em dia é muito mais difícil, porque é jogar com as possibilidades. É escolher entre uma gama infinita de opções. E dessa gama infinita de opções, Shigeru Miyamoto e sua equipe simplesmente optaram por fazer na série “New” tudo o que nunca poderiam ter feito naquela época passada. E na segunda edição do game, a do Wii, isso tudo chegou a seu ápice, com muita criatividade. Também, o multiplayer chegou arrasando na série Mario. Assim, fizeram um game grandiosamente fantástico e cheio de variedade e idéias geniais.

1º LUGAR – Super Mario World (Super Nintendo)

Não poderia ser outro. Quer dizer, muitos adoram Mario 64, por exemplo, e o colocariam em 1º, mas eu acho aquele game uma droga horrível e irreciclável. Questão de heresia opinião. Super Mario World tem todas as qualidades que qualquer outro game da série Mario tem. Só que, no conjunto da obra, tudo se encaixa de maneira soberba e um pouco superior aos outros games. Simplesmente é um game que não conseguiu ser imitado ou ultrapassado até hoje. E que a passagem do tempo não tira nem um milímetro da atualidade e qualidade dele. Até Miyamoto acha que o World é o melhor. Mas quem sabe num futuro ele não venha a ser ultrapassado ou, pelo menos, igualado.

É isso. E a opinião de vocês?

new-super-mario-bros-u-5

Deixe um comentário

