Resident Evil – antes e o agora

Publicado: 9 de novembro de 2011 em Games, Review
Tags:, , , ,

resident evil 4 remakeÂngulos de Câmera

Isso é uma mudança muito grande que ocorreu na série. E que tirou muito da cinematografia que era parte importante do jogo, sem ganhar nada em troca (além de tornar o jogo ainda mais parecido com um shooter).

Com isso vem o fato de que RE4 (em diante) não tem mira automática, coisa que RE sempre teve. Portanto, RE não tinha muito de jogo de tiro, agora É um jogo PURAMENTE de tiro. Então é óbvio que pessoas que não gostam de jogos de tiro, fãs ou não de Resident, vão ter um motivo pra desgostar dos novos REs.

Locação

Antigamente havia uma predominância de locações fechadas. Isso gerava certa claustrofobia, novamente parte importante da série. Hoje em dia, a maior parte do tempo você está em lugares abertos, tornando tudo ainda mais parecido com um jogo de guerra. Fora que, se antes os locais eram belos e interessantes, hoje a maioria é feio e sem graça e parecido mesmo com qualquer lugar aleatório encontrado em jogo de guerra genérico. Nada mais de laboratórios ducaráiovéi da Umbrella (uma das desvantagens de destruir a empresa, que era praticamente sinônimo de RE. Acabar com a vilã no meio do andamento de uma coisa é um problema grave, né?). Isso sem contar a familiaridade que os cenários tinham antes. É uma das coisas que se faz pra assustar, pegar um lugar que é confortável pra transformar em um lugar ameaçador (vide o quarto de Silent Hill 4 (boa idéia péssimamente utilizada)). Em tem ainda toda a desorganização que era muita (desde RE2) ou pouca (RE1), mas sempre esteve ali, pra dar um sinal de que algo não estava certo. RE perdeu grandes oportunidades de ser perturbador.

Realidade

resident evil 4 resident evil 3

a menor inverossimilidade de RE4 é tipo, mais que a maior de RE3

RE sempre teve uma relação de muita proximidade com a realidade. Essa é uma base muito sentida por qualquer gamer em qualquer momento dos jogos anteriores. Pelo menos, era assim até o Code: Veronica. Mas desde do 4º game que os personagens são lutadores tipo Matrix. Corta qualquer link com a realidade, é farsesco demais. RE4 começou de um jeito, se distanciou demais de RE, a Capcom transformou em Devil May Cry e reiniciou RE4. Eu acho que devia ter lançado como outro jogo de novo e reiniciado RE4 de novo. Sério, ninguém iria fazer nenhuma ligação de RE4 com a série Resident, se não fossem os nomes dados ao game e aos personagens. Tudo bem que é mais realista lutar contra os inimigos, mas RE3 fez isso bem com esquivas e Outbreak fez bem com alguns golpes. Tá certo que eles são militares, mas não precisa dar saltos de 74 metros e atirar facas com precisão de satélite.

Inimigos

zumbis vs ganados

Muito criticada a troca de zumbis por ganados e majinis. Mas eu não acho assim tão diferente não. Só que zumbis tem um valor icônico muito grande, sendo valorizados já pelo cinema. Trocar zumbis por monstros genéricos quaisquer que podem ser encontrados em qualquer Doom da vida é… estranho. Eu acho que nosso subconsciente deve ligar zumbis com a morte e com outros seres humanos, duas coisas a se temer. Além disso, morrer sendo comido deve ser muito horrível e doloroso. Mais do que isso, a quietude deles torna eles o desconhecido, que é um outro medo. Fora a aparência deles, um dos melhores character designs ever! Além do mais eles não pensam, logo não dá pra conversar com eles, negociar, simplesmente não tem saída a não ser lutar. Agora, quanto mais os inimigos pensam, mais se tem a sensação de que as coisas não estão tão ruins assim. Até mesmo diminui a sensação de solidão e desamparo (destruída de vez com a vinda de co-op). Nos novos RE, os inimigos fazem o jogo ainda mais um jogo de guerra, lutando contra outros humanos para sobreviver. E não mais com os misteriosos e icônicos zumbis.

Trama

A trama de RE4 é, basicamente, inexistente. Pífia. A de RE5, que deveria ser o desfecho do grande arco que começou com RE1, decepcionou. E apesar de que o único jogo que tem uma grande história por si só seja o RE2 (e em menor escala o Code: Veronica), RE tem uma grande história como série. Mas RE4 pouco se conecta com essa trama. E agora a Capcom vem falando em começar um novo arco, depois de ter terminado o anterior no 5!? PERIGO NISSO!

Desconhecido

Parece-me bem claro que transformar o mundo num palco de ameaças biológicas é um grande grande risco. Em RE1, 2, 3 e Code Veronica os personagens foram arrastados acidentalmente e sem-querer para o meio do horror, se assustando com o escopo dele. Talvez por isso a série deva continuar investindo em personagens novos, como sempre fez aliás. Mas se os horrores biológicos são conhecidos, se os personagens se voluntariam a lutar contra eles, isso faz com que você seja um valentão, que as coisas então não são tão ruins assim. E o constante clima de “isso aqui é uma piada” de qualquer cena dos jogos atuais, com os personagens não ligando pra nada, apesar de ser um clima altamente ‘cool’, a constância quebra qualquer tensão que o jogo pudesse ter. Isso, aliado ao quanto os personagens são ‘Batman’. Só pra lembrar: Os personagens se machucavam e se tornavam lentos nos primeiros jogos. Leon foi baleado e desmaiou no 2. Eles não eram essa potência toda não. De-repente eles são o Dante dos monstros.

Monstruosidades

william birkin e o ogro

Que se tornaram muito, mas muito bestas. Cadê as coisas nojentas e ASSIMÉTRICAS dos jogos anteriores. Agora eles são todos bonitinhos, como se fossem a coisa mais natural do mundo. E é claro que são, já que não são criações científicas doidas e sim uma coisa que já existia na natureza (plagas), criada por Deus mesmo, algo assim. Pra exemplificar, temos um grande ORC no RE4!!! Um desses Tolkenianos, sabe, essa coisa de Terra Média/Shrek. Coisa de jogo medieval mesmo.

Puzzles

quebra-cabeças resident evil

resident evil puzzles

RE era baseado em lutar pela sobrevivência e resolver puzzles. Os puzzles eram realmente desafiadores, embora muito sem lógica (isso eles mantém). Mas principalmente, eram puzzles muito bacanas. Creio eu que o fator quebra-cabeça foi diminuído em prol de diminuir o backtracking. E eu posso ser crucificado por isso, mas eu preferia ter backtrack pra poder ter uma experiência mais profunda/variada.

 

Eu não estou dizendo que RE4 não é bom, longe disso, ele é PERFEITO. Só não é um Resident Evil. A Capcom bem que podia dividir RE nessas duas vertentes. Eu não acredito que não vou ver um Resident Evil como os do PSOne (e o Remake, o 0 e o Code Verônica) com os gráficos atuais!!!

P.S.: Talvez a Capcom deva seguir os rumos Dead-Space…

dead spaceAliás, parece até que já está seguindo, com o Resident Evil Revelations.

RE revelations

comentários
  1. PGC disse:

    Putz! seu blog ta muito legal, ta faltando e tempo pra eu ler com calma XD

    Eu acho que a EA imitou o Resident 4 com o Dead Space(Digo a mecanica de jogo) dai a Capcom tentou inovar de novo em Resident 5 colocando um segundo personagem na tela que ao meu ver cagou com o jogo. hehe

    OFF:

    Diz ai Paulo, você criou um segundo blog na mesma conta? foi facil?

    • Paulo Nim disse:

      Que eu me lembro foi, sim, bem fácil.
      Mais fácil do que criar em contas diferentes. E mais fácil de gerenciar também. Mas nem lembro como eu fiz.

      P.S.: Eu ainda não tive como jogar o Dead Space, mas me parece que é uma versão mais climática do RE4.

  2. PGC disse:

    E que eu to querendo da uma separada nos assuntos do meu blog que acabou ficando muito abrangente , rsrs

    ——

    Sim, Dead Space leva mais a serio a atmosfera de terror e com uma musica dramatica mas impecavel, e de deixar tenso mesmo.

    Esse jogo me surpreendeu positivamente.

Deixe um comentário

