Lie to Me

Publicado: 8 de março de 2012 em Review, Séries
Tags:, , , ,

Imagem

Lie to Me é uma série investigativa muito interessante, por que se utiliza de uma ciência real e bastante intrigante. Que é a habilidade de dizer se uma pessoa está mentindo. Não é de uma habilidade extra-sensorial que estamos falando, mas de ler as expressões faciais das pessoas, expressões corporais… coisas do tipo, para saber não apenas se ela está mentindo, mas o que ela pode estar sentindo no momento. Claro que, mesmo tendo como consultores pessoas que usam essas ciências na vida real, a série cai nas facilitações de séries como CSI, fazendo com que a ciência seja muito mais exata na ficção do que é na vida real, mas isso era impossível de ser evitado sem prejudicar o ritmo de um episódio de 40 minutos.

Mas o interessante na série não está só nisso. Felizmente, os criadores não decidiram que um diferencial bastava. Para completar temos o talento dos atores, todos muito bons e o fato das investigações serem o tipo de investigação incomum em séries policiais. A maioria dessas investigações não são sobre um assassinato e a maioria começa de uma maneira bem legal. Além do mais, para melhorar ainda mais a série, são usados exemplos de coisas da vida real, flashes de celebridades e personalidades históricas sendo pegos nos mesmos atos que os suspeitos da série. E dá até pra aprender alguma coisa dos métodos. Outra coisa interessante é a dinâmica entre os personagens, com Loker sendo um personagem que não mente, Foster tendo uma ligação muito forte com Cal Lightman (o protagonista) e Ria sendo uma ‘natural’, alguém que naturalmente desenvolveu a habilidade que Cal se treinou muito para conseguir. Outros motivos para a série ser ótima envolvem os motivos que levaram Cal por esse caminho e os métodos usados por ele, provocando as vítimas para conseguir reações e fazendo grandes esquemas surpreendentes, como no memorável “Blind”.

Infelizmente, a série começou muito bem, com um episódio piloto perfeito, mas se perdeu. Até o fim da primeira temporada ainda estava bem, embora o começo da primeira temporada tenha sido o melhor momento para LtM. Mas na segunda temporada diminuíram bastante o foco da ciência, aumentaram bastante a história e, embora tenha tido alguns efeitos interessantes, perdeu todos os fatores que fizeram com que eu me interessasse pela série.

Mas ainda assim, a primeira temporada de Lie to Me seria algo que eu indicaria a qualquer um, já que é entretenimento de alta qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s