Liar Game

Publicado: 2 de agosto de 2012 em Review, Séries
Tags:, , , ,

liargame1 Liar Game é um drama (ou dorama) japonês (jdrama) baseado na série de mangás de Shinobu Kaitani. Conta a história de Nao Kanzaki, que é uma menina bastante inocente que, sem-querer se envolve em um jogo de azar chamado liar game. Nesse jogo, os participantes recebem uma exorbitante quantia em dinheiro e tem por objetivo enganar o adversário e conseguir a parte dele. O perdedor fica com uma dívida de, no máximo, 100 milhões de ienes. Desesperada, ela insiste até conseguir a ajuda de um vigarista profissional, Shin’ichi Akiyama.

A série é muito inteligente, com bastante raciocínio lógico, às vezes dá pra acreditar que o autor é um gênio. O vigarista Shin’ichi Akiyama é muito inteligente e constantemente nós, telespectadores, não sabemos o que está acontecendo, mas ele sim. Muitos dos jogos apresentados na série são bastante originais e mesmo assim bem feitos e interessantes.

A imprevisibilidade é uma das maiores qualidades da série. E Shin’ichi Akiyama. Ele nos prende à série, esperando por um de seus muitos grandes momentos. A Nao é meio fraquinha, mas é responsável por algumas grandes viradas que acontecem. As viradas são muito impressionantes e alguns finais de episódio te deixam muito ansioso pelo próximo.

Liar Game mostra o pior lado do ser humano. E apesar de ser bem focada nos jogos, no liar game, ainda assim tem um pouco de trama de fundo, envolvendo a organização que gerencia o liar game, seus objetivos e os motivos que levam certos personagens a certas ações.

Por falar em personagens, fora os principais, temos muita bizarrice. Com certeza funcionaria melhor sem toda a loucura nos personagens secundários, mas quando você os despe dessa camada extra de cafonice nipônica, o que fica são peões e personagens com objetivos, portanto no fundo eles são bons e cumprem seu objetivo.

Uma vez li em um site que Liar Game tem “neon em lugares estranhos”. Sou obrigado a concordar, depois de verificar isso meticulosamente (rsrs). Mas isso por que LG tenta com muito custo e forçadamente ser ‘cool’. De fato consegue, mas há alguns inegáveis exageros. Principalmente na edição.

Mas, mesmo com esses poréms, devo dizer que indico muito LGame, por que apesar de ter muitas coisas fracas, a parte principal, o roteiro, é acima de acima da média. As atuações também são muito boas (mesmo quando o personagem não é). Uma série para te deixar com palpitações.

P.S.: Se você gostou de Liar Game, veja também o anime Kaiji, mesmo o traço dele sendo feio, é muito MUITO bom.

O Mangá

O drama é baseado em um mangá que há pouco terminei de ler. Não posso comentar muito comparando os dois, pois li o manga muito tempo depois de ter terminado de ver o dorama. Dito isto, o gibi é excelente, super bem escrito e bem desenhado o bastante. E, o melhor, tem coisas a mais, por que o dorama terminou antes do mangá, portanto, existem  jogos a mais que só existem no mangá. E algumas diferenças pontuais que fazem com que não seja só a mesma coisa. Inclusive, pelo que me lembro, o jogo das cadeiras musicais (que acontece em um filme aparte do drama), é bastante diferente nas duas versões. Até por que o drama não tem o personagem Harimoto (o drama, entretanto, tem um personagem inimigo não existente no mangá, se não me engano na segunda temporada do drama). Sobre os jogos exclusivos do gibi, tem coisas excelentes acontecendo neles, realmente há grandes momentos imperdíveis ali. Não é só por que aproveitou um que não pode aproveitar o outro. Se eu fosse comparar, eu diria que o mangá é superior ao drama.

P.S.: O Fukunaga nos gibis é um personagem excelente, transformando numa coisa ridícula na versão pra TV. Em retrospecto odeio esse fato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s