Review de Naruto

Publicado: 20 de dezembro de 2010 em Animês, Review
Tags:,

Naruto é um anime estilo shonen, ou seja, para homens. Ele é sobre lutas e ninjas e muita ação, que é do que os japoneses pensam que os seres do sexo masculino gostam. Se tornou aclamado pelo público no mundo todo e criticado pelos reviewers do mundo todo, também.
Não eu. Vamos ao meu review.

Historia
No meu ponto de vista, a trama é levemente fraca nesse desenho. E olha que eu acho trama o ponto mais importante em qualquer coisa, e é o que eu sempre mais valorizo. Até relevo outros fatores se eu gostar da história. A trama aqui é composta de várias teias e vários personagens diferentes. Como o anime se passa num mundo próprio, muito interessante, tem suas próprias regras. A trama do anime é toda baseada nas regras desse mundo. O vilão, Orochimaru, é um infrator de quase tudo que existe. E o anime também apresenta muito foco em política (a política no mundo deles). E por falar nisso, apresenta muita lógica, mostrando os raciocínios dos personagens pra chegar em decisões.  Conspirações e viradas também são bem apresentadas, embora às vezes sejam um pouco forçadas.

Personagens
Quem se importa? E isso significa: por que as pessoas se importam tanto com personagens? Personagens não existem, isso é só uma ilusão. Eles só estão ali na trama para que sejam mostradas as ideias do autor com relação aos eventos que acontecem na história e o autor dá determinadas características pra eles pra que PAREÇAM reais. Mas eles nunca tem o mesmo número quase infinito de características que um ser humano real. E eu não entendo porque alguém se preocuparia tanto com um personagem de que não se gosta, se tem vários outros personagens de que se gosta. Por que se focar no que não é de seu gosto???
Os personagens de Naruto são bons, cada um completamente diferente do outro. E na fase Shippuden eles estão ainda melhores, com uma evolução visível, mais maduros, embora ainda conservem um pouco do que eram na primeira fase. E como elenco é grande e variado, é impossível não ter um personagem de que você goste. Ah, vale notar que personagens de certa importância morrem, o que é uma enorme qualidade.
P.S.: Orochimaru é um ótimo vilão.

Imagem
Não sei do que chamar isso. Animação? Gráficos é pra jogos de videogames. As animações são boas, mas nada de mais. Nas lutas eles capricham bastante. Aliás, as lutas de Naruto são as melhores já vistas, com estratégias, estilos de luta variados, coisas grandiosas, sangue, um estilo arrojado e interessante. Sem falar nas partes de luta corpo-a-corpo. E todos os personagens parecem letais. Voltando à animação, esta melhora consideravelmente mais pra frente na série (na fase Shippuden). Além disso, a direção de Hayate Dato é soberba, sabendo dar um ritmo quase perfeito. Exceto que esse ritmo é estragado pelo capitalismo. Explico: Provavelmente por que Naruto dá muita grana, ele aparentemente não pode ser tirado do ar. Então eu creio que a culpa dos fillers seja da empresa que contratou o estúdio Pierrot pra animar Naruto, já que a solução muito melhor para o problema de alcançar o mangá seria parar a exibição do anime por um tempo. Isso acaba afetando a qualidade das partes canon também, já que colocam flashbacks que cortam o clima.

Sonoridade
A sonoridade é boa. Embora a maioria das aberturas e encerramentos sejam esquisitos, dentro do anime as musicas combinam mesmo com as cenas perfeitamente e, mais que isso, potencializam as cenas. A abertura de Naruto no SBT (aquela do jingle de rock) é ótima. De resto, a sonoridade sempre funciona.

Conclusão
Eu considero o mangaká autor de Naruto um gênio, porque ele escreve uma história muito bacana de acompanhar, e além disso apresenta um traço muito bom. Ele é um contador de história, tem muito a dizer, pelo menos passa essa impressão. E, apesar de ser um anime enorme, eu não senti que algo que aconteceu não tenha sido relevante. A sensação é de que estamos indo em linha reta na jornada do Naruto.
As pessoas andam reclamando de coisas idiotas como: cor da roupa do Naruto. Isso é ridículo! É só pra ser cool, além do mais, com as habilidades que eles tem, nem precisam de roupas de ninja pra se fazer despercebidos! Já há muitas referências a ninjas no anime, como shurikens, magia ninja e rostos tampados, por exemplo.
Outra coisa que se deve notar é na comparação de Naruto (e Bleach, e etc.) com obras como Fullmetal Alchemist. Isso é absurdo por vários motivos. É um anime muito grande, portanto é praticamente impossível manter uma qualidade constante. Mas considerando esses fatores, o anime mantém, nos episódios canônicos, uma qualidade bastante boa.
O anime, além de tudo, aliás como quase todos os animes famosos mundialmente atualmente do Japão, tem um tom meio sombrio. Mas não muito. Há muito sangue, demônios dentro de crianças, mutilações, invocações com sangue… essas coisas. Definitivamente não é para crianças. Mas mesmo assim mantém um clima leve em grande parte do tempo (não todo ele). Isso é uma característica muito boa, que dá um tom mais maduro ao desenho. Não tão maduro quanto FMA, mas mais maduro que Dragon Ball. Inclusive as lutas são mais sérias, mais pé-no-chão (é, não muito), mas mesmo assim tem coisas grandiosas acontecendo.
Além disso, Naruto fica infinitamente melhor em forma de anime, já que é muito fantasioso. Você CUSTA a entender o que tá acontecendo no mangá às vezes. Só que seria MUITO melhor se o Pierrot não enrolasse, colocasse mais coisas num episódio só.
Resumindo, pulem os fillers e vejam o anime. Por que, diferentemente de Bleach, o que acontece nos fillers fica nos fillers (apesar de que mesmo assim os fillers de Bleach são puláveis).  Se vocês tiverem a mente aberta, livre de preconceitos, e não estiverem atrás de algo muito sombrio, adorarão Naruto.

Guia de fillers: Esses capítulos são fillers:

Episode 014
Episode 026
Episode 053
Episode 057
Episode 097
Episode 099
Episode 101
Episode 102 – 106
Episode 136
Episode 137 – 140
Episode 141 – 142
Episode 143 – 219
Episode 220

Fase Shippuden:

Episode 056
Episode 057 – 070
Episode 090
Episode 092
Episode 093 – 111
Episode 112
Episode 144 – 151
Episode 170 – 171
Episode 176
Episode 177
Episode 178 – 181
Episode 182 – 196
Episode 223 – 242

257-260
271
279-281
284-295
303-320
347-361
376-377
388-390
394-413
416-417
419
422-423
427-457
460-462
464-468

Deixe um comentário